Cardiologia Intervencionista
A cardiologia intervencionista é uma subespecialidade da cardiologia, que tem como objetivo diagnosticar e tratar doenças e anormalidades das artérias ligadas ao coração. Os procedimentos realizados são minimamente invasivos, ou seja, não realizam grandes cortes, e são muito mais confortáveis para o paciente.
EXAMES REALIZADOS
Ablação
É o procedimento escolhido para tratar algumas arritmias cardíacas. É realizado por meio de cateteres, sem a necessidade de abertura do tórax para acesso ao coração, possibilitando uma rápida recuperação.
Ablação por Cateter
É uma técnica minimamente invasiva, com baixo risco de complicações, que através de pequenos furos ou punções leva cateteres até o coração para eliminar as arritmias.
Há duas formas de ablação por cateter:
- Energia de radiofrequência: procedimento que aquece o tecido e “queima” o local, eliminando a arritmia.
- Energia de crioablação: na qual ocorre o esfriamento do tecido, que promove a lesão e elimina a arritmia.
Alguns tipos específicos de ablação, possuem um método chamado de mapeamento eletroanatômico, que por meio de campo eletromagnético oferece precisão complementar ao procedimento.
Angioplastia
A Angioplastia é o procedimento de desobstrução das artérias do coração, artérias coronárias, através do implante de um pequeno tubo de metal chamado Stent, melhorando assim o fluxo de sangue para o músculo do coração. É feito de maneira semelhante ao Cateterismo, e é indicado em alguns casos de dor no peito e infarto.
O procedimento pode ser realizado via uma artéria na virilha ou no braço, permitindo remover a placa de gordura que causou o entupimento da artéria ao redor do coração. O paciente precisa ficar em observação no Hospital para diminuir o risco de hemorragia e para que o médico possa avaliar a presença de infecção. Porém, é possível voltar para casa em menos de 24 horas, sendo apenas recomendado evitar esforços como pegar em objetos pesados, subir escadas nos primeiros 2 dias ou realizar atividades físicas.
Cateterismo
O cateterismo tem como objetivo identificar problemas ou doenças cardíacas, inclusive entupimentos nas artérias do coração. É o procedimento diagnóstico mais comum realizado na Hemodinâmica.
Pode ser indicado em diversas ocasiões, como: pacientes com dor no peito ou falta de ar quando realizam esforços físicos; com dor no peito quando estão em repouso; com presença de infarto agudo do miocárdio; sem sintomas, mas com alguns exames alterados, tais como teste ergométrico, cintilografia de perfusão miocárdica, ecocardiografia de estresse, angiotomografia de coronárias ou ressonância cardíaca.
No geral, tem duração máxima de 30 minutos, é realizado pela artéria do braço (artéria radial), com anestesia local ou sedação leve, e na maioria dos casos os pacientes vão para casa no mesmo dia.