Site
1 de agosto de 2017
Aleitamento Materno – 1 a 7 de Agosto

leitamento Materno – 1 a 7 de Agosto

Entre os dias 1 e 7 de agosto acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno em mais de 170 países, e conta com o apoio de instituições como UNICEF e OMS. E nós do Hospital Santa Elisa também apoiamos essa causa.

Sabemos da importância do aleitamento materno e que é a melhor forma para fornecer ao recém nascido nutrientes necessários para o crescimento e ao sistema imunológico.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno promove o desenvolvimento sensor e cognitivo da criança, além de protegê-la contra doenças crônicas e infecciosas.

A orientação da OMS é que o bebê receba somente o leite materno até os 6 meses, e que depois seja associado a outros alimentos até que a criança complete dois anos ou mais. A amamentação exclusiva reduz a mortalidade infantil por enfermidades comuns da infância, como diarreia e pneumonia, ajuda na recuperação de enfermidades, e aproxima mãe e bebê em um laço que transmite calma e segurança para a criança.

 

Como amamentar?

A mamãe e o bebê devem estar confortáveis. Utilizar travesseiros pode ajudar.

A posição do bebê também é importante, ele precisa estar de frente para o peito, bem pertinho do corpo da mamãe. Quando o bebê abocanha uma grande parte da aréola, aquela parte mais escura do peito em volta do bico, fica mais fácil extrair o leite de dentro do peito para a boca. Isso mantém uma boa produção de leite e protege o peito das rachaduras.

*Uma dica para o bebê abrir bem a boca e pegar boa parte da aréola: passe o bico do peito na parte que fica entre a boca e o nariz.

O que fazer para evitar rachaduras?

Para não tirar a proteção natural da pele da aréola, não passe cremes, sabonetes ou loções e evite esfregar ou massagear os mamilos. Passar o próprio leite, depois das mamadas, limpa e protege a aréola. Ensinar o bebê a abrir bem a boca na hora de abocanhar e amamentar é o mais importante para prevenir e evitar as rachaduras.

Como evitar que o leite empedre?

Para evitar o empedramento, toda vez que o peito estiver muito cheio ou pesado ele deve ser esvaziado. Para retirar o leite do peito, faça massagens suaves em todo o peito. Depois, coloque o polegar e o indicador na linha que divide a aréola do restante do peito e aperte suavemente um dedo contra o outro. O leite inicialmente sai em gotas e logo após em pequenos jatos.

 

Em nossa maternidade damos as primeiras instruções para as mamães e seus bebês, para que saíam com o laço afetivo ainda mais forte e que esse momento especial seja o mais descomplicado possível.

 

Aleitamento