
CONHEÇA A NOSSA
Maternidade
Com 60 leitos – entre enfermaria e apartamentos – a maternidade do Hospital Santa Elisa atende todos os requisitos da linha de cuidado. As acomodações seguem todas as normas do Ministério da Saúde, com sistema de alojamento conjunto. Assim, mãe e bebê permanecem juntos desde o nascimento. O Hospital valoriza as orientações sobre cuidados da criança e do pós-parto e a amamentação é muito incentivada, de modo que a mãe e a família possam voltar para casa com segurança e informação.
PARA A MAMÃE
2 pijamas ou camisolas com abertura frontal
2 sutiãs de amamentação
3 calcinhas de cintura alta
1 cinta pós-parto
1 par de chinelos
Absorventes noturnos
Produtos de higiene pessoal
PARA O BEBÊ
5 macacões com abertura frontal
5 bodies
5 mijões
2 pares de luvinhas
4 pares de meias
1 pacote de fralda tamanho P
1 cobertor
1 manta
HIGIENIZAÇÃO
Antes do primeiro uso, lave todas as roupas do bebê com sabão neutro, retirando todas as etiquetas.
Evite o uso de amaciantes e perfumes nas roupas do bebê
Roupas felpudas e sintéticas podem causar alergias no recém nascido
Prefira roupas confortáveis e adequadas à temperatura do dia
Não faça uso de colônias e hidratantes no R.N.
OS EXAMES FEITOS NO
seu bebê
DENTRO DO CENTRO CIRÚRGICO
Credê ocular – o colírio de nitrato de prata previne a conjuntivite gonócica.
Vacina Hepatite B
AINDA EM INTERNAÇÃO
Teste do coraçãozinho – detecta problemas cardíacos
Teste do pezinho – Para doenças como: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase. O teste ainda pode ser mais ampliado (consulte valores)
Teste do olhinho – identifica patologia na visão do bebê
Teste Ortolani – verifica encaixe do fêmur ao quadril
Teste da linguinha – problemas de fala e amamentação
APÓS ALTA
O bebê já tem agendado o Teste da Orelhinha, que deve ser feito após o décimo dia de nascimento e antes de completar um mês. O procedimento detecta possíveis problemas auditivos.

PARTICIPE DO
Curso de Gestantes
A proximidade do nascimento do bebê traz muitas dúvidas à futura mamãe. Para aumentar a segurança nessa fase, oferecemos o Curso de Gestante. Coordenado por uma equipe profissional – psicóloga, nutricionista e enfermeiras – são abordados os seguintes temas: aleitamento materno, cuidados com o bebê, trabalho de parto e olhar psicológico. O curso é realizado duas vezes ao mês, com dois encontros no período da noite. Pode ser agendado através dos telefones (11) 4583-4462.
A IMPORTÂNCIA DO
Aleitamento materno
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno promove o desenvolvimento sensor e cognitivo da criança, protegendo-a contra doenças crônicas e infecciosas. A orientação da OMS é de que o bebê receba somente o leite materno até os seis meses de vida, só depois associando outros alimentos, até que a criança complete dois anos ou mais.
Redução de doenças – A amamentação exclusiva reduz a mortalidade infantil por enfermidades comuns da infância – como diarreia e pneumonia. Ajuda na recuperação de enfermidades e aproxima mãe e bebê em um laço que transmite calma e segurança.
Como amamentar – A mamãe e o bebê devem estar confortáveis. Utilize travesseiros para ajudar. A posição do bebê também é importante: ele precisa estar de frente ao peito, bem pertinho do corpo da mãe. Quando o bebê abocanha uma grande parte da auréola – a parte mais escura em volta do bico – fica mais fácil extrair o leite de dentro do peito para a boca. Isso mantém uma boa produção de leite e protege o peito das rachaduras. Uma dica para o bebê abrir a boca e pegar boa parte da auréola: passe o bico do peito na parte que fica entre a boca e o nariz.
Evite rachaduras – Para não tirar a proteção natural da pele da auréola, passe o próprio leite, depois das mamadas o que protege e limpa o local. Evite cremes, sabonetes ou loções e não esfregar ou massageie os mamilos. Ensinar o bebê a abrir bem a boca na hora de abocanhar e amamentar é o mais importante para prevenir e evitar as rachaduras.
Para evitar que o leite empedre – Para evitar o empedramento, toda vez que o peito estiver muito cheio ou pesado, esvazie-o. Para retirar o leite do peite, faça massagens suaves em todo o peito. Depois, coloque o polegar e o indicador na linha que divide a auréola do restante do peito e aperte suavemente um dedo contra o outro. O leite inicialmente sai em gotas e logo depois, em pequenos jatos.
CONHEÇA NOSSA
Estrutura
CONHEÇA ALGUNS DE NOSSOS
Serviços

Fotografia
Se você quer registrar o nascimento do bebê desde o início, oferecemos serviço fotográfico. O trabalho tem início no quarto, centro cirúrgico, primeiros cuidados do bebê e primeira mamada. São cerca de 70 fotos entregues tratadas, em alta resolução, em DVD. Consulte valores.

Espaço Família
Para que a família espere confortavelmente pela nova vida que chega, oferecemos o Espaço Família. Após o nascimento e primeiros testes, o acompanhante leva o bebê até o vidro, para que a família possa dar as boas vindas. São permitidas até cinco pessoas, devidamente identificadas. Fotos são permitidas.

Cartório
Oferecemos, gratuitamente o serviço de cartório para registro e emissão da certidão de nascimento. Disponível de segunda a sábado, das 9h30 às 11h30, no andar da Maternidade. É necessário apresentar os seguintes documentos: RG do pai e da mãe e certidão de nascido vivo, fornecida pelo hospital
VISITA À
Maternidade
A escolha da Maternidade deve levar em conta todos os detalhes que tragam segurança e bem estar para os pais, bebê e família. Por isso, estamos de portas abertas para que a gestante conheça nosso espaço, bem como tire todas as dúvidas junto a profissionais qualificados. A visita pode ser agendada em nossa central, através dos telefones (11) 4583-4462, de segunda a sexta-feira.
ACOMPANHANTES
Dentro do Centro Obstétrico, é permitido a entrada de um acompanhante.
REGRAS E HORÁRIOS DE